Notícias

voltar

O que é ESG e porque todo mundo está falando sobre isso?

Sigla que virou sinônimo de sustentabilidade é utilizada pelas grandes corporações

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Já faz alguns anos que as empresas têm mudado seus pensamentos e formas para atingir os resultados financeiros desejados. Isso acontece porque as companhias estão descobrindo como conseguir os objetivos e cuidando do meio ambiente. Adotar medidas de responsabilidade social e melhores práticas de governança são um dos fatores principais que ajudam no equilíbrio dessas corporações. E é daí que surge o termo ESG.

Em tradução literal, ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança — em português). Isso é como um chamado para que as grandes empresas incluíssem em suas estratégias alguns fatores variáveis que antes não eram lembrados.

O termo foi utilizado há mais de 20 anos, sendo que o conceito de sustentabilidade existia há muito mais tempo. Mas, foi só nos últimos dois anos que a busca pelo assunto aumentou mais de 1200% no Brasil. É o que aponta um levantamento do Google Trends. E, afinal de contas, por que o entendimento desse assunto gerou tantas procuras?

Especialistas apontam que existem alguns fatores. Um dos principais envolve a crise climática que se tornou emergência. O que os empresários perceberam é que se não houver planeta, não há empresas. Muitos perceberam isso da pior forma. Um exemplo pode ser visto na agricultura. Quando há falta de chuva, safras inteiras são afetadas.

O mercado de investimentos também mudou. É importante destacar que, há 5 anos, poucos investidores olhavam com importância para assuntos de pegada de carbono, condições de trabalho ou diversidade no conselho de análise. Hoje em dia, tudo é muito detalhado. Para se ter uma ideia, hoje a cada 3 dólares investidos no mundo inteiro, 1 é destinado para ativos que são ligados à sustentabilidade. De acordo com análise da agência americana Bloomberg, a área já movimenta US$ 35 trilhões no mundo e deve chegar a US$ 53 trilhões nos próximos 3 anos.

A energia solar para as empresas tem sido um ótimo começo. De acordo com apuração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil foi o quarto país que mais aumentou a capacidade de produção de energia fotovoltaica em 2021. E as instituições financeiras aumentaram ainda mais as chances de financiamento para as pessoas.

Mesmo com essas ações, os especialistas deixam claro que ainda há uma diferença muito grande em uma “vontade genuína” para executar uma jornada com "estratégia consolidada". ESG acaba não sendo um propósito, mas sim um método, que também teve grande impulso da geração Z, aquela que nasceu após a virada do milênio.