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Contador, como está o relacionamento do seu escritório com o cliente?

Caroline Gabert, especialista em Sucesso do Cliente da Omie

A contabilidade é um serviço de recorrência e requer um bom relacionamento com o cliente para a manutenção da carteira e sucesso no empreendimento. Diante disso, algumas práticas de sucesso do cliente são fundamentais dentro do escritório para conquistar não só essa aproximação, mas contribuir com os negócios.

No entanto, talvez você esteja se perguntando, o que é esse tal de sucesso do cliente? Vou te explicar. É uma abordagem empresarial focada em garantir que os clientes alcancem os resultados desejados com os serviços prestados. Isso é feito por meio de um bom relacionamento, clareza nas informações, alinhamento de expectativas e construção de confiança mútua. O objetivo é alcançar o first value (primeiro valor), no qual o cliente percebe o valor do serviço contratado e, claro, tornar o contador mais consultivo.

Então, quais são as práticas que podem nos levar a isso? Veja as dicas que separei para você, contador.

Sempre que um cliente realizar a contratação, é necessário realizar uma reunião inicial para entender as necessidades e perfil do cliente, preferências de comunicação, expectativas e metas. Essa é a hora de conhecer o tipo do negócio. Prepare também uma lista detalhada com toda a documentação que você precisará, isso estabelece a base da relação, e é uma oportunidade para criar conexão e mostrar o valor do seu trabalho, portanto documente as preferências de cada um.

Os encontros períodos são outra prática que deve estar na lista. Mantenha uma agenda regular com seus clientes, mesmo que não haja nenhum problema aparente. Esses encontros podem ser online ou presenciais e ajudam a manter um compromisso entre as partes, inclusive, se adiantar a possíveis empecilhos ou oportunidades. Documente esses encontros e tenha um histórico de interações.

Ter uma comunicação proativa e mostrar que está atualizado sobre o mercado são itens valiosos. Compartilhe notícias como alterações fiscais, legislação ou situações que possam afetar os seus empreendimentos. Para isso, esteja atento aos principais veículos de comunicação do setor.

Ofereça um serviço personalizado. Adapte a linguagem técnica a fim de que seu cliente entenda melhor os assuntos relacionados ao seu negócio. Outro ponto importante aqui é ter à disposição diferentes planos de serviços, assim é possível decidir qual o melhor, diante as necessidades daquele momento. Serviço personalizado inclui também não deixar de praticar técnicas de escuta ativa e validação de sentimentos, mantendo atendimentos regados de empatia e qualidade.

Seja transparente e passe confiança. Os contadores lidam com informações sensíveis dos negócios, por isso, mantenha sempre uma comunicação clara sobre as expectativas, custos envolvidos e serviços contratados. Garanta a segurança das informações e transparência nos direcionamentos.

Aposte na capacitação. Compartilhe seminários, workshops e materiais educativos para potencializar os ensinamentos aos seus clientes sobre práticas financeiras e contábeis e, claro, também faça a sua parte se atualizando sobre o mercado. O treinamento contínuo fortalece o entendimento dos processos e auxilia na tomada de decisões.

Inclusive, existem no mercado empresas do setor que disponibilizam em sua plataforma uma universidade corporativa gratuita, com conteúdos, que incluem materiais sobre empreendedorismo e contabilidade, para profissionais do mercado.

Tenha a tecnologia como aliada. Use ferramentas que potencializam o dia a dia do cliente, como um Software de Gestão (ERP). A automação de processos ajudam a reduzir falhas e aumentar a eficiência dos controles. Importante verificar se o sistema possui recursos de integração entre contador e empresa para facilitar a comunicação, entregas e coletas de informações entre o cliente e o seu profissional contratado. Além disso, tecnologias voltadas para análise de dados podem oferecer uma percepção avançada e mais precisa do negócio do cliente.

Defina Indicadores de Desempenho (KPIs) para o atingimento do Primeiro Valor, taxa de contratos e satisfação do cliente. É muito importante entender a porcentagem de não renovação das serviços e coletar feedbacks, abrindo assim a oportunidade de “repescagem” desses parceiros.

Depois de tudo isso, eu te pergunto. Contador, como está o relacionamento do seu escritório com os seus clientes? Quais desses tópicos você já coloca em prática? Tenha em mente que essa é uma tendência, e essas práticas contribuem para esse processo, que será cada vez mais considerado na hora de contratar um serviço. É essencial que os profissionais sejam mais consultivos, superem as expectativas e construam negócios prósperos e íntegros.

Caroline Gabert é especialista em Sucesso do Cliente da Omie